Bio Caldo - Quit Alimentos

Seleção para Agentes Locais de Inovação está aberta até fim de outubro

Até 26 de outubro, estão abertas as inscrições para quem deseja ser bolsista do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Os selecionados serão capacitados pelo Sebrae no DF e terão por objetivo facilitar a implantação da inovação em pequenos negócios, instituições ou territórios selecionados a integrar a Rede de Agentes no Estado, de acordo com as suas diversas modalidades. As bolsas variam de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil, dependendo do nível de formação do candidato e da vaga à qual escolhe concorrer

Foto: Marcelo Santos

O projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma iniciativa no âmbito da Política de Inovação do Sistema Sebrae, que prevê mecanismos de apoio à inovação, dentre eles a concessão de bolsas de estímulo à inovação e aporte de recursos financeiros concedidos a pessoas físicas. As vagas abertas são para quatro áreas distintas: Educação Empreendedora, Produtividade, Rural e Transformação Digital.

O Agente Local de Inovação que trabalhar com Educação Empreendedora terá como objetivo levar conhecimento sobre inovação e educação empreendedora para professores e instituições de ensino públicas da Educação Básica nos municípios. Já aquele que vai atuar na área de Produtividade terá como foco aumentar a produtividade das micro e pequenas empresas, usando ferramentas e metodologias inovadoras, por meio de atividades de extensão tecnológica.

Na área Rural, o bolsista selecionado deverá promover o extensionismo tecnológico, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para as empresas rurais, tornando-as inovadoras e mais sustentáveis. O desafio de quem ocupar uma vaga na área de Transformação Digital será promover a inovação entre aglomerados de pequenos negócios tradicionais e empresas capazes de solucionar gargalos tecnológicos.

Para concorrer a uma das 50 bolsas, o candidato precisa ter formação universitária completa (a partir de seis meses de experiência profissional), com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, residir em Brasília ou num raio de até 100km. Caso não seja morador, é preciso ter disponibilidade para residir durante o período da bolsa. “O fundamental é querer trabalhar com micro e pequenas empresas, na área da inovação”, explica Valdir Oliveira, diretor superintendente do Sebrae no DF.

Apoio ao empreendedor

A importância de um projeto como esse está em elevar a produtividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto. A meta até o fim deste ano é atender 1005 mil empresas. O projeto existe desde 2006 e já atendeu 105 mil empresas; só no Distrito Federal DF, foram 2300. Hoje, o ALI é considerado o maior programa da América Latina para aumento da produtividade e competitividade de micro e pequenas empresas.

“A oportunidade é de ganhar bolsa, mas também, em um futuro, tornar-se consultor do Sebrae”, diz Valdir. O superintendente ressalta que esse investimento é essencial para o futuro: “Este é nosso objetivo: levar inovação para pequenas empresas e auxiliar o empreendedorismo do nosso Distrito Federal”.

SERVIÇO

O quê: Seleção de bolsistas para Agente Locais de Inovação

Quando: 11/10 a 26/10

Como se inscrever: https://fapetec.selecao.net.br/informacoes/39/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem