Pela primeira vez realizado no Brasil, evento reunirá competições de nível adulto e juvenil de High Diving, modalidade derivada dos saltos ornamentais. Programação é aberta ao público e começa nesta sexta-feira (11)
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno
Um dos principais cartões-postais de Brasília será palco de saltos de até 27 metros de altura neste final de semana. Com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), a Ponte JK recebe a Copa do Mundo e o Mundial Júnior de High Diving, torneios internacionais inéditos no Brasil. De sexta-feira (11) a domingo (13), mais de 80 atletas de 19 países vão participar das disputas – maior número de competidores já registrado na modalidade, segundo a organização do evento. Os atletas brasilienses Rafael Borges, Miguel Cardoso e Janine Freitas representarão a capital federal com garra e dedicação.
Para Rafael Borges, 19 anos, ter familiares e amigos na plateia é uma oportunidade única. "Vou estar em casa. Já competi no Peru, no Canadá, na França, mas nunca aqui em Brasília. Vai ser totalmente diferente: com mais emoção, com mais pessoas torcendo por mim", conta ele, que competirá no nível juvenil.
Morador da Vila Telebrasília, ele começou a praticar saltos ornamentais na infância e há cerca de um ano migrou para a segunda modalidade. "O salto ornamental é um esporte olímpico com trampolins de até 10 metros na altura, enquanto o High Diving é algo mais recente e tem saltos em altura. Os homens podem pular de até 27 metros no adulto e as mulheres de até 20 metros. No juvenil, os saltos são de 15 metros. Ou seja, é muito mais alto, muito mais radical", explica.
Em 2018, Rafael viajou ao Canadá com apoio do Compete Brasília, iniciativa do GDF que visa incentivar a participação de atletas e paratletas em campeonatos diversos, oferecendo suporte para transporte aéreo e terrestre. "Esse apoio foi essencial. Sempre tive o sonho de viajar para competir e ali vi que seria possível", diz. Muitas outras competições vieram depois, como o Mundial de High Diving do Catar, realizado em fevereiro deste ano, em que ele alcançou a 19ª colocação.
Adrenalina
Miguel Cardoso, 18, será o único da delegação brasileira que vai disputar os campeonatos adulto e juvenil. Ele conquistou uma medalha de bronze no ano passado, no Pan-Americano Júnior, no Peru, e se prepara para trazer novas conquistas para a capital federal. "É muito gratificante poder representar o meu país em um evento tão grande como esse, com os melhores do mundo e em um dos lugares mais bonitos de Brasília", pontua.
Morador da Asa Norte, ele pratica esportes aquáticos há mais de uma década e, assim como a maioria dos atletas, também iniciou a jornada no High Diving há cerca de um ano. "Desde pequeno sempre fui ligado à piscina. Meu irmão fazia saltos ornamentais quando eu era criança e sempre tive vontade de fazer também. Até que, aos 8 anos, comecei e não parei mais. Já o High Diving me chamou a atenção pois gosto muito de adrenalina", revela ele, que almeja competir em olimpíadas futuramente.
O jovem recebe o Bolsa Atleta disponibilizado pelo GDF e já viajou para diversas competições com apoio do Compete Brasília. "A bolsa facilita a compra de materiais, como esparadrapo, fitas para dores musculares, custo com transporte. É uma ajuda que faz a diferença no nosso desempenho".
Por sua vez, a atleta Janine Freitas, 18, será a única mulher representando Brasília na competição internacional. Ela começou a jornada esportiva na ginástica rítmica, depois partiu para os saltos ornamentais e, há cerca de um ano, pratica o High Diving. "Essa será a minha primeira competição nesta modalidade e estou muito feliz que será aqui na minha casa. Bate o nervosismo, mas estou feliz em poder competir em um lugar tão bonito. Vou dar o meu máximo", ressalta a jovem, que já esteve em outras competições internacionais.
"Tem pouca visibilidade no Brasil e, agora, mais pessoas vão poder conhecer e quem sabe sentir interesse em praticar", afirma Janine. "O esporte me trouxe uma família e me ensinou muitas coisas, como autoconfiança e coragem. Pular de alturas tão grandes é uma sensação indescritível, é um turbilhão de emoções, e algo que quero levar para frente".
Inédito no Brasil
O campeonato internacional é organizado pela Saltos Brasil e pela World Aquatics, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF). "A participação de atletas talentosos destaca a excelência da modalidade e traz uma série de impactos positivos para o DF, já que somos os primeiros no país a realizar uma competição deste nível", enfatiza o titular da pasta, Renato Junqueira.
A entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Para confirmar a presença, basta retirar ingresso pelo Sympla (Parque Saltos Brasil ). Haverá atividades para crianças, praça de alimentação e show do Di Propósito, no sábado (12), e do Bhaskar, no domingo (13).
Nas disputas da Copa do Mundo de High Diving, os atletas saltam de 27 metros na prova masculina e de 20 metros na feminina. Já no Mundial Júnior, jovens de 17 a 19 saltam de 15 metros e os competidores de até 16 anos, de 12 metros. Os resultados são classificatórios para o Mundial de Singapura 2025.
Composta por sete saltadores, a seleção brasileira também terá Jaki Valente, Paty Valente e Jucelino Júnior na competição adulta; e Gabriel Perdigão no campeonato para jovens de até 19 anos. Outros nomes confirmados são a tetracampeã mundial de High Diving, Rhiannan Iffland, da Austrália; a duas vezes vice-campeã mundial, Molly Carlson, do Canadá; os campeões mundiais Aidan Heslop, da Grã-Bretanha; e Cristian Popovic, da Romênia, além do francês Gary Hunt, bicampeão mundial e decacampeão do circuito Red Bull Cliff Diving.
Serviço
Copa do Mundo e Mundial Júnior de High Diving
– Local: Ponte JK
– Datas: 11, 12 e 13 de outubro (sexta, sábado e domingo)
*Retirada de ingressos em plataformas indicadas pelo evento; programação completa no Instagram
Horários das competições
Sexta-feira (11)
Mundial Júnior
– 8h30: Treinamento pré-competição
– 10h: Feminino Grupo A – 17 a 19 anos (rodadas 1 e 2)
– 11h30: Masculino Grupo A – 17 a 19 anos (rodadas 1 e 2)
– 13h: Feminino Grupo B – 15 e 16 anos (rodadas 1 a 4)
– 14h30: Masculino Grupo B – 15 e 16 anos (rodadas 1 a 4)
– 15h30: Cerimônia de Premiação Grupo B – Feminino e Masculino
Copa do Mundo
– 16h: Treinamento Feminino
– 17h: Treinamento Masculino
Sábado (12)
Mundial Júnior
– 8h30: Treinamento pré-competição
– 10h: Feminino Grupo A – 17 a 19 anos (rodadas 3 e 4)
– 11h30: Masculino Grupo A – 17 a 19 anos (rodadas 3 e 4)
– 12h40: Cerimônia de Premiação Grupo A – Feminino e Masculino
Copa do Mundo
– 12h50: Treinamento Feminino pré-competição
– 13h45: Feminino (rodadas 1 e 2)
– 14h40: Treinamento Masculino pré-competição
– 15h45: Masculino (rodadas 1 e 2)
Domingo (13)
Copa do Mundo
– 9h30: Treinamento Feminino pré-competição
– 11h: Feminino (rodadas 3 e 4)
– 12h15: Cerimônia de Premiação Feminino
– 12h20: Treinamento Masculino pré-competição
– 13h30: Masculino (rodadas 3 e 4)
– 15h10: Cerimônia de Premiação Masculino
Tags:
Setor Produtivo