Imagem gerada por IA no Freepik |
Evento em Brasília marca o lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional
Iniciativa que congrega mais de 200 parlamentares surge com o objetivo de promover o marco regulatório ESG. Demanda, que tem ganhado força internacionalmente, se mostra essencial ao desenvolvimento sustentável.
Brasília, 25 de novembro de 2024 – Nesta quarta-feira (27/11), será realizado o lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG) em evento que ocorre às 19h, na sede do Instituto Global ESG, em Brasília (DF). A iniciativa suprapartidária nasce em celebração aos 20 anos de criação dos pilares ESG de diretrizes ambientais, sociais e de governança, inspirada no legado visionário de Kofi Annan.
Fruto do Movimento Interinstitucional ESG na Prática, une o poder público, empresas e o terceiro setor com o propósito de impulsionar a agenda legislativa do Marco Regulatório do ESG para o desenvolvimento sustentável. A FPESG visa convergir esforços, promover e integrar os princípios de ESG nas políticas públicas e na legislação brasileira, estabelecendo normas e métricas, promovendo a transparência e a comparabilidade dos dados ESG, padronizando os indicadores de desempenho.
Será realizado, durante o evento, ato solene de posse da diretoria, liderada pelo deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), e pela secretaria-executiva da FPESG, exercida pelo Instituto Global ESG, apresentada a agenda legislativa e o organograma de grupos de trabalho, comitês técnicos e conselhos setoriais. Dentre outras atividades, consta na programação, ainda:
Outorga da Medalha Kofi Annan
Autoridades reconhecidas por relevantes serviços prestados na promoção e consolidação do desenvolvimento sustentável e ESG no Brasil e no mundo recebem a medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan. A comenda homenageia o legado de Kofi Annan, o primeiro homem negro e africano a ocupar a posição de Secretário-Geral das Nações Unidas, vencedor junto à ONU do Prêmio Nobel da Paz. Sua gestão foi marcada pelo incansável trabalho humanitário e de promoção da sustentabilidade.
Eternizado como “O Homem do Planeta” na cunhagem em edição especial comemorativa aos 20 anos do ESG, a medalha criada pelo Instituto Global ESG é outorgada em conjunto com a FPESG e conta com a autorização formal da família de Kofi Annan, a homologação internacional da Kofi Annan Foundation e o apoio técnico e heráldico da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, por seu Conselho Internacional.
Prêmio Global ESG de Jornalismo
O Instituto Global ESG, em parceria com a FPESG, anuncia o Prêmio Global ESG de Jornalismo e lança a plataforma de inscrições. A premiação celebra os 20 anos do conceito ESG, lançado por Kofi Annan em 2004, e visa reconhecer e incentivar os profissionais que se destacam na produção de conteúdos que promovam práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança.
O Prêmio Global ESG de Jornalismo será concedido em até seis categorias, abrangendo diversas formas de comunicação: reportagem jornalística impressa, digital, televisiva, radiofônica, produção de conteúdo em redes sociais e iniciativa de jornalismo ou comunicação internacional. Duas categorias especiais também foram criadas para destacar iniciativas no contexto das relações internacionais: iniciativa de jornalismo ESG nas relações Brasil/China e nas relações Brasil/EUA.
As inscrições estarão abertas de 27 de novembro a 27 de dezembro de 2024 e podem participar jornalistas, comunicadores, influenciadores e equipes de comunicação atuantes no Brasil ou no exterior, com trabalhos publicados até o dia 27 de novembro de 2024. Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios: relevância do tema abordado para as práticas ESG, qualidade técnica e estética da produção, originalidade e criatividade, impacto e alcance da mensagem e contribuição para a conscientização e transformação social.
Relatório Setorial ESG
Referência em economia circular, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lançou recentemente o seu Relatório Setorial ESG, do qual o Instituto Global ESG participou como observador destacando a lisura do processo. A organização atestou um documento que elencou significativos avanços do compromisso inabalável do setor de latas de alumínio no Brasil com as melhores práticas de ESG.
A Abralatas é consolidada parceira do setor público na construção de políticas públicas que contribuem para a sustentabilidade no Brasil e no mundo, mitigando os efeitos causados pelos impactos ambientais. Durante mais de duas décadas, a Abralatas não apenas acompanha essa evolução, mas atua como protagonista na implementação dessas diretrizes no Brasil. E, agora, a entidade comemora o lançamento da Frente e apresenta o seu Relatório Setorial ESG como um avanço sem precedentes na defesa do meio ambiente.
Serviço
Lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional
Data: 27 de novembro de 2024, quarta-feira
Hora: 19 horas
Local: Instituto Global ESG - Shis Qi 15 Conjunto 8, Casa 10, Lago Sul, Brasília (DF)
Contatos: imprensa@institutoglobal.org / (61) 99293-8594 / (61) 3543-0903
Credenciamento: Até o dia 27 de novembro. Clique aqui para acessar.
Confira a programação do evento: fpesg.org