GDF reabre a Sala Martins Pena e oficializa licitação da segunda etapa do restauro do Teatro Nacional - Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília |
Presidente da Fecomércio DF José Aparecido da Costa Freire exalta parceria entre setor produtivo e Governo do DF
Após uma década de espera, a Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro reabriu suas portas em grande estilo. A cerimônia de reinauguração, que ocorreu na noite de [inserir data, se disponível nos vídeos], contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, e o Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire.
O evento marcou um importante momento para a cultura brasiliense e celebrou a revitalização de um espaço emblemático. Em seu discurso, José Aparecido da Costa Freire parabenizou o Governador Ibaneis Rocha pela parceria e pelo comprometimento com a cultura no Distrito Federal. "Falar do senhor é fácil, né? Porque é um parceiro, um amigo do Distrito Federal", afirmou o presidente da Fecomércio-DF, destacando a atuação do governador na realização de projetos importantes para a cidade.
Costa Freire também fez questão de cumprimentar os demais secretários de governo, deputados distritais e federais presentes, incluindo o Deputado Federal Fred Linhares, além de representantes do judiciário. Ele ressaltou o empenho para que a reinauguração acontecesse, mencionando uma conversa com o governador: "O governador falou: 'Eu só inauguro o Teatro Nacional com uma condiçãozinha'. E nós falamos: 'Pode deixar que nós vamos resolver'. Nós resolvemos o problema e está tudo certo."
Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido, prestigia reinauguração da Sala Martins Pena e exalta parceria com o governo do DF em prol da cultura. Sesc anuncia novidades. |
O presidente da Fecomércio-DF aproveitou a ocasião para anunciar novidades importantes do Sesc para a cena cultural do DF. Além dos teatros já existentes no Gama, Ceilândia e Asa Sul (Teatro Garagem), o Sesc irá construir um novo centro cultural na Asa Norte. "Nós precisamos olhar para a Asa Norte. Nós abrimos uma unidade depois de 17 anos na Asa Norte, a primeira unidade da Asa Norte, e nós precisamos fazer cultura. A cultura é importantíssima para o Distrito Federal", enfatizou. O novo espaço contará com cinema, praça para crianças e salas multifuncionais.
Em um tom de gratidão, Costa Freire relembrou um encontro com o governador em março de 2021, quando foi eleito presidente da Fecomércio-DF. Na ocasião, Ibaneis Rocha o questionou sobre como melhorar a relação entre o setor do comércio e o governo. "Disse para o senhor: só tem uma palavra: diálogo. E hoje aqui eu vou usar aquela segunda, que é uma coisa que o ser humano pode ter: é a ingratidão ou a gratidão. E o Distrito Federal hoje tem que falar gratidão ao Governador Ibaneis Rocha por ter coragem de fazer as coisas", concluiu.
A reinauguração da Sala Martins Pena representa um marco para a cultura em Brasília e reforça o compromisso do governo e de entidades como a Fecomércio-DF com o desenvolvimento cultural da cidade. O evento encerrou-se com votos de feliz Natal e próspero ano novo.